EDP Renováveis , controlada pela elétrica portuguesa Energias de Portugal (EDP), firmou contrato de venda de energia de 20 anos, que será gerada pelos parques eólicos Monte Verde VI e Boqueirão I-II.
Os projetos eólicos, localizados no Rio Grande do Norte, têm capacidade total de geração de 126 MW e início de operação previstos para até 2022.
Em comunicado nesta segunda-feira, a EDP Renováveis afirmou que o empreendimento deverá iniciar operações em 2022. O anúncio da operação vem em meio a um forte crescimento do número de projetos de energia renovável no Brasil viabilizados com a venda da produção futura em contratos privados, no chamado mercado livre de eletricidade– em que grandes clientes como indústrias podem negociar o suprimento diretamente com geradores e comercializadoras.

Parque eólico RN — Foto: Igor Jácome
.Com a conclusão dessa transação, a EDPR passa a ter contratados 3,3 GW dos ~7 GW de capacidade global prevista para o período de 2019-22, conforme anunciado no Strategic update de 12 de março de 2019.
Veja também:
L’Oréal e ENGIE firmam acordo para uso exclusivo de energia eólica Uso de energia solar cresce no agronegócio
Senadores querem taxar energia solar e eólica para aumentar arrecadação
Vestas vende 445 MW em turbinas eólicas no Brasil para Casa dos Ventos Ministério da Economia faz duras críticas a políticas de geração de energia solar em telhados
“Atualmente, a EDP R tem 467 MW em parques eólicos de tecnologia ‘onshore’ (em terra) instalados no Brasil, e com esse novo contrato a EDP R reforça sua presença em um mercado com um baixo perfil de risco, por meio do estabelecimento de contratos de longo prazo, ativos renováveis atraentes e sólidas perspectivas de médio e longo prazo”, disse a empresa no comunicado.
Além da EDP Renováveis, a EDP tem presença no Brasil por meio da EDP Energias do Brasil , que controla ativos de geração, transmissão e distribuição de eletricidade.
As empresas, no entanto, têm atuado de forma independente no país, com a EDP Renováveis focada em usinas eólicas e solares.
NOTÍCIAS SELECIONADAS:
EPE planeja publicar Roadmap de eólicas offshore
Promoção do Etanol ameaça avanço dos carros elétricos no Brasil
Custo menor vai incentivar energia solar e eólica
GE constrói a maior hélice eólica do mundo, e mira energia de parques offshore
Explosões de baterias ameaçam armazenamento de energia solar e eólica
Shell solta pipas para aproveitar energia eólica em ambiente offshore, veja como funciona
Parques eólicos e solares podem levar chuva e vegetação ao Saara, diz estudo Complexo de Energia Solar de Apodi irá gerar 162 MW no Ceará e custará R$ 720 milhões
julho 12th, 2019 at 20:59
Energia solar será colocado em sítio novo RN
isso ?