Em breve, ficará mais barato ter um veículo elétrico no Brasil. A Voltz, startup de mobilidade de Recife, irá lançar sua primeira scooter elétrica em agosto deste ano.
O veículo, semelhante a uma moto, possui autonomia de 60 km e é capaz de atingir a velocidade de 60 km/h. O valor ficará em cerca de 9 mil reais.
A startup foi criada no ano passado por Renato Villar. O empreendedor também é diretor-geral da P2M, empresa de peças e lubrificantes para motocicletas.
O que levou Renato a empreender um novo negócio foi a sua percepção de que o mercado tradicional, do qual a P2M faz parte, está caminhando (ainda que lentamente) para um fim.
.
Esta noção – de que os mercados maduros estão sendo transformados – é, inclusive, um dos maiores “motores” para pensar de forma inovadora, segundo Gustavo Caetano o fundador e CEO da Sambatech, autor também do livro Pense Simples, um guia prático para inovar de forma ágil.
A solução da Voltz foi criada em Recife, onde o custo mais baixo de energia permite “encher o tanque” (na verdade, carregar a bateria) com apenas 76 centavos.
No entanto, a startup irá vender as scooters através da internet em todo o país, com direito a showrooms de demonstração “tipo Tesla” para todos aqueles que querem adotar um veículo elétrico.
Veja também:
Comprar um carro elétrico ou um modelo com motor a combustão bem equipado?
MS reduz ICMS e carro elétrico ficará mais barato
JAC Motors anuncia o carro elétrico mais barato do Brasil com venda já em 2019
Embraer e WEG fecham acordo para desenvolver avião elétrico
O próprio ecossistema de Recife foi importante para a criação da Voltz. A capital pernambucana é um dos exemplos de quatro cidades brasileiras que estão impulsionando a inovação.
No caso, a cidade abriga um dos principais parques tecnológicos do país, o Porto Digital, que serve de celeiro para centenas de startups de base tecnológica.
A região abriga mais de 300 empresas e cerca de 9 mil profissionais, além de mais de 50 startups em processo de incubação.
O Porto Digital possui projetos voltados principalmente para a melhoria de cidades, a exemplo do L.O.U.Co (Laboratório de Objetos Urbanos Conectados), ambiente propício para criação, desenvolvimento e prototipagem focado principalmente em internet das coisas (IoT).
Além de Recife, outras três cidades têm se destacado: São José dos Campos, Florianópolis e São Paulo.
No site da empresa, até a publicação desta notícia, não há informações de como fazer reservas, mas é possível acompanhar a contagem regressiva para o lançamento.
NOTÍCIAS SELECIONADAS:
Carro elétrico da brasileira Mobilis pode ganhar as ruas em 2019
MRV anuncia entrega de 100 empreendimentos com energia solar fotovoltaica ainda em 2019
Sicredi reduz taxas para financiamento de energia solar para residências e empresas
Brasileiros criam micro usina hidrelétrica capaz de gerar energia para 5 residências
Volkswagen estuda comprar JAC para expandir produção de carros elétricos
junho 16th, 2019 at 18:12
a empresa deveria divulgar onde os interessados podem fazer a reserva da moto e até mesmo saber mais detalhes, não encontrei no google o site da startup voltz, perderam uma oportunidade de venda, se não tem ainda disponível não deveria divulgar
junho 23rd, 2019 at 10:50
Perfeito seu comentário. Tb penso assim.
junho 23rd, 2019 at 11:51
como faço para fazer reserva de uma moto elétrica?
junho 24th, 2019 at 13:35
Tem cara e jeito de produção chinesa… E aí já viu né!!
junho 27th, 2019 at 16:43
Interessante, por ela ser de Recife, o simbolismo da velocidade máxima ser de 60 km/h, que é justamente a máxima com que consegue-se andar nessa cidade.