No fim de maio, uma comitiva brasileira organizada pela Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar) visitou os maiores mercados automotivos do mundo (EUA, Índia e China) a fim de apresentar as vantagens ambientais do uso de etanol, o destacando como uma melhor opção à gasolina ou à eletricidade.
O objetivo da comitiva é ampliar a produção brasileira de etanol e incentivar o desenvolvimento de tecnologias para carros flex e híbridos. De acordo com a Unica, desde 2003, quando começaram a ser vendidos carro flex no Brasil, 533 milhões de toneladas de CO2 deixaram de ser emitidas no país.
A conta feita pela entidade leva em consideração toda a cadeia produtiva dos combustíveis, o que coloca o etanol à frente da gasolina e do carro elétrico.
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Etanol vs Elétrico
Que combustíveis fósseis são um dos grandes responsáveis pela poluição do ar todo mundo sabe.
Os carros elétricos vieram justamente como uma alternativa mais sustentável para a locomoção, mas ao que indica a Unica, também apresentam altas taxas de poluentes emitidos se olhada toda a cadeia produtiva.
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Evandro Gussi, presidente da Unica, salienta que na Ásia, por exemplo, a energia elétrica é fornecida por meio da queima de carvão, tornando carros com essa tecnologia supostamente mais poluentes do que os movidos à gasolina.
Outro problema apontado é a produção de baterias para este modelo de funcionamento: ela emana uma grande quantidade de gás carbônico e torna o carro elétrico realmente sustentável apenas a longo prazo.
Híbridos
Por mais que a médio e curto prazo o etanol apresente melhores resultados ambientais, ele também gera poluição. Uma solução, portanto, poderiam ser carros híbridos, que utilizam eletricidade em pequenas distâncias e etanol para viagens maiores.
Uma possível participação do Brasil no mercado global de carros movidos a etanol, contudo, poderia aumentar o preço do combustível aqui no nosso mercado.
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junho 22nd, 2019 at 8:43
Para vender mais etanol aqui no Brasil deveria ter preço que vale a pena perante a gasolina
junho 22nd, 2019 at 9:44
São todos mafiosos!
junho 22nd, 2019 at 16:51
Ah tá, e ficar de novo na mão dos donos de usinas de açúcar, que escolhem o que vai fazer, se o açúcar estiver mais caro em dólar, acha que eles vão fazer etanol??? É o que aconteceu com o Proálcool. Aprendam, não dá pra ficar na mão de monopólios
junho 22nd, 2019 at 18:13
Não adianta no Brasil se o veículo vier andar a agua ela vai ser vendida a preço de ouro………..
U
junho 22nd, 2019 at 20:15
Com a nova política, o RenovaBio, haverá previsibilidade na demanda de biocombustíveis como o etanol e mesmo com flutuações nos preços do açúcar e do petróleo haverá sempre etanol competitivo nos postos. O RenovaBio não é um imposto nem um subsídio. Quem polui, paga…
junho 22nd, 2019 at 22:34
Hidrogênio é muito melhor que etanol, e pode ser obtido com a luz do sol, idem gás natural.
junho 23rd, 2019 at 7:37
O álcool depende – anualmente – do preparo da terra, do plantio, da colheita, da industrialização, da distribuição, do humor do governo (tributação)…
A energia pode vir da placa solar fotovoltaica, que depende – a cada trinta anos – do seu plantio no telhado (instalação).
Creio que o álcool não seja uma ameaça, mesmo porque depende do humor dos produtores, do governo (tributos), da concorrência; todos esses fatores são mais instáveis, no caso do álcool, que com relação à energia produzida nos telhados.
junho 23rd, 2019 at 19:28
Que desculpa esfarrapada é essa agora…
Tem para todos …
A culpa não é do álcool nem de nenhum outro combustível…
junho 25th, 2019 at 6:42
Na realidade temos que pensar no mundo, o melhor e energia solar fotovoltaica, os carros e o seres humanos agradece.
junho 29th, 2019 at 16:57
Mas o etanol tem que baixar muito o preço para se tornar competitivo.