• Wilson T Giembinsky

    Ótimo, finalmente a comprovação de que colocar roupa ou tênis para secar sobre o radiador externo da geladeira economiza energia, além de servir de humidificador de ambiente.

    A garotada menos favorecida economicamente, tem pouca roupa e apenas um par de tênis tem este costume…

    A consul tem um climatizador de ambiente com água e bomba deste tipo que pode ser perfeitamente adaptado na geladeira, basta alguns ajustes para que a bomba não funcione a seco ou colocar um tanque que pode ser completado com água como é no climatizador. Um timer também pode ajudar, ou ligar no timer do frost free. Além de aumentar a eficiência da geladeira vai servir de humidificador de ambiente. Não esqueça de colocar um vaporizador também sobre o compressor, baixando também sua temperatura de funcionamento, economizando mais energia,aumentando a vida útil e eficiência.

    Se precisar alguém para ajudar entre em contato.

    Wilson

  • Antonio Corrêa

    Eu tenho uma idéia ainda mais interessante e fácil: Construir uma espécie de caixa que envolva toda a serpentina trocadora de calor e montar um aquecedor. A água quando aquecida mesmo com pequenas diferenças de temperatura ela sobre naturalmente e então é só colocar uma tubulação que troque calor e água com a caixa dágua. Para isto basta ter uma entrada de água acima de uma saída na caixa dágua e também a água tem que entrar pelo invólucro pela parte de baixo e sair pela de cima. Com isso se cria uma fluxo natural e contínuo da água e ainda economiza mais energia porque não necessita de bomba e ainda pré aquece a água que vai ser consumida podendo economizar calor tanto na torneira quanto no chuveiro. Quero salientar que construo aquecedor solar artesanal ecológico e distribuo um manual que pode ser solicitado de graça. http://verdefato.blogspot.com/2009/08/energia-sol

  • Antonio Corrêa

    Discordo que colocar roupa atrás da geladeira economize energia. Isso não acontece porque pode ser que no primeiro momento sim, mas se a roupa secar e ficar lá, ela vai isolar térmicamente a serpentina fazendo com que o motor/compressor tenha que trabalhar muito mais para conseguir continuar trocando calor e então a economia inicial acaba se tornado prejuizo na sequência.

  • Fred

    Como Antonio Corrêa Carlos Filho disse envolver a serpentina com reservatório é melhor, mas em vez de jogar na caixa de água, deve ir a um reservatorio destinado ao chuveiro, os refrigeradores não vem com isso de fábrica por serem pequenos e por isso não valer muito a pena adaptação, sem falar no redimensionamento do espaço atrás da geladeira, já nos condensadores industriais vale a pena adaptar pois a geração de calor é muita. Serve até para esquentar a piscina. No caso da geladeira não precisa bomba, ligue na rede de água que tem pressão.

  • Adilson

    Na realiadade a serpentina da geladeira deveria ser dupla, uma para o Gas e outra pra água externa. Esta solução não ocuparia mais espaço atrás da Geladeira.