• Donizete Martins

    É importante lembrar a questão do conforto. O chuveiro elétrico não oferece o mesmo conforto que os equipamentos a gás. Outro fato importante é o alto consumo de energia e o impacto no sistema de geração elétrica nacional. A questão da água é importante mas deve ser combatida na própria distribuidora em primeiro plano. O desperdício na rede de distribuição pode chegar a 40% em alguns casos. Outro ponto importante é a questão de proteção aos mananciais que é muito falha. O Brasil não pode se orgulhar dos chuveiros elétricos, pois na verdade ele é símbolo do que há de pior em projetos de engenharia.

    • Julian

      Cara, provavelmente você não é um engenheiro. Caso seja, aposto que sua formação é péssima. Em projetos de engenharia, existe uma variável muito importante chamada custo de operação. Como você deve ter lido no artigo acima, o custo de operação do chuveiro elétrico é inferior aos demais, o que lhe confere muita vatangem em um processo de decisão de engenharia. Portanto, você não pode dizer que se trata de "do que há de pior em projetos de engenharia". Além disso, é possível obter um conforto muito melhor com o uso de chuveiros elétricos do que com os demais, através do controle digital de temperatura. O controle de temperatura através da varição de resistência é muito mais eficiente e simples do que através do controle da mistura dos fluidos.

      • Joana

        Bom, demtro do contexto colocado pela pesquisa há duvidas sim. Não existem só estes tipos de aquecedores, como analizados, existe um chuveiro a gás de pequeno porte (Chuveiro NC a gás) de uma peuqna empresa, que gera o mesmo gasto de água de um chuveiro elétrico com maior aquecimento no inverno (sem precisar misturar água, como os aquecedores comuns, o que gera realmente gasto de água excessivo) e que tem o gasto de R$0,33/hora, enquanto o chuveiro elétrico tem R$3,33/h, esta pesquisa tem de ser revista! O chuveiro elétrico é ruim, desculpe Julian, por tudo que ele representa. O que esta reportagem não colocou que o risco de morte por choque nos chuveiros elétricos é enorme! Veja reportagens e entrevistas principalmente no exterior onde o chuveiro elétrico é proibido por ser de alto risco! Talvez não concorde mas, ai será tudo por costume!
        PS: Sou engenheira e me formei na FEI, sei do que estou falando….

  • Hudson Buck

    Na minha casa tenho aquecimento a gás com o aquecedor de passagem localizado a cerca de dois metros do chuveiro. Conisderando um banho com volume de água e temperatura próximos ao utilizado no chuveiro elétrico observei uma redução no custo da energia elétrica cerca de 30 % maior do que o valor que passei a gastar com o gás.

    Outro comentário: se o consumo de água no chuveiro elétrico foi de 4,2 litros por minuto (l/min)e no aquecdor a gás foi de de 8,7 l/min, o consumo do chuveiro a gás não pode ser 207% maior que o consumo do chuveiro elétrico. Será pouco mais de 100 %.

    Considero questionável este estudo ser financiado pelo Grupo de Chuveiros Elétricos da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee). Deve-se considerar potencial conflito de interesse.

    Saudações.

  • Antonio Corrêa Carlos Filho

    Eu tenho uma contestação sobre a questão do consumo dos aquecedores solares conforme matéria: http://www.ambienteenergia.com.br/2010/05/chuveiro-eletrico-e-mais-economico-que-aquecedores/

    Na verdade o que acontece com os aquecedores em geral em relação aos chuveiros elétricos comuns é que no chuveiro elétrico ele aquece a água no local de consumo, economizando água sim porque não tem que ficar esperando a água escorrer do cano todo até chegar água quente, para depois controlar a temperatura e depois consumir. Este é um fato discutível porque tem modelos de aquecedor solar que a água quente fica aramazenada dentro do banheiro ao lado do cano que vai para o chuveiro e é um sistema muito utilizado no canadá e em países muito frios pq aquecer água em regiões muito frias para depois utilizar, normalmente o calor se dissiparia todo antes de chegar ao chuveiro mesmo com bons isolamentos térmicos. Inclusive porque estes aquecedores cuja água aquecida fica ao lado do ponto de consumo também ajuda a manter a temperatura da água do reservatório frio pré aquecida, porque eles tem um sistema de carregamento de calor feito pela bóia da caixa geral de água e isso faz com que uma pequena parte do calor vá para a caixa geral.

    Esta é uma questão resolvível, a outra é que no meu sistema de aquecedor solar artesanal ecológico, recomendo colocar as caixas quentes bem perto dos pontos de consumo para evitar perda de água bem como de calor no trajeto da água.

    Além das questões colocadas acima tem um outra que é crucial na economia de energia. Certo dia deparei com uma mulher que colocou um aquecedor solar e quase nem notou economia de energia, apenas mais conforto.

    Daí eu fiz a seguinte pergunta: Mas vc deixa o boiler ligado e ela disse que sim. Então eu disse aí é que está o X da questão. O boiler consome mais energia que o chuveiro pq o calor captado pelo aquecedor com boiler ligado é apenas o calor acima da temperatura mínima de controle de consumo do termostato do boiler que é em torno de 45 graus, enquanto eu recomendo manter o boiler desligado e usar o chuveiro elétrico quando não houver calor suficiente na água aquecida. Além de economizar muita energia porque o calor dissipado não é gerado pela corrente elétrica e vc aproveita toda a faixa de calor capturado, do zero aos 80 graus podendo usar o chuveiro na temperatura mínima, se for necessário, enquanto com boiler ligado só aproveita temperaturas altas, na faixa dos 45 aos 80 graus, deixando de ter essa economia que é a maior parte da vantagem do aquecedor as temperaturas até os 45 graus.

    Então, baseado nas informações que coloquei, discordo dos resultados feitos pelo Estudo do Cirra/USP. E afirmo o seguinte: O aquecedor solar bem dimensionado é incontestável em todos os aspectos.

    Antonio Corrêa Carlos Filho.

    • wilson rodrigues

      parabens Corre, estas palavras resumi tudo e estas tambem:O aquecedor solar bem dimensionado é incontestável em todos os aspectos.
      Além de economizar muita energia porque o calor dissipado não é gerado pela corrente elétrica e vc aproveita toda a faixa de calor capturado, do zero aos 80 graus podendo usar o chuveiro na temperatura mínimaa..
      ja tenho a quase um ano e aqui onde moro altitude 700m faz sempre frio, mas sempre ensolarodo, toma-se banco (4 pessoas) e usamos em pia cozinha.
      mesmo em tempo nublado ela fica pouco morna e com o chuveiro usando a agua solar, fiz o teste e agora ficou compravado o q disse acima.
      fica uma ideia, colocar tambem na minha casa …programa do governo, tambem para filtro bebedouro (evitaria doencas, pq esta agua ja passou por mais de 40º ) e cozinha,
      abraços

      • Antonio c.c. Filho

        Outra coisa que eu digo é que se vc instalar uma chave disjuntora próximo ao chuveiro é possível também colocar o chuveiro em funcionamento elétrico e ir diminuindo o aquecimento da resistência a medida que chega água aquecida do reservatório até poder desligar; se for o caso; como em torneiras, etc. Mas voltando a falar da água quente armazenada no ponto do consumo é o melhor. Na minha proposta a água só circula pela coletora depois de ter armazenado a água quente ao lado do destino final. Isso além de gerar economia de água, também faz com que os desperdícios do sistema ocorram mais durante o período de aquecimento em que a perda não é tão significativa porque ela ocorre num momento de abundância e não no momento de escassez que é justamente quando precisamos do calor; como a noite ou nos dias nublados.

    • Antonio C C Filho

      Eu já discuti este assunto e tenho certeza que esse resultado de pesquisa é tendencioso, haja visto por quem foi patrocinado, não que eu tenha algo contra o chuveiro elétrico; mesmo porque a pesquisa mostra muito pouco do que eu afirmei que se utilizarmos aquecedor solar combinado com chuveiro elétrico a economia é imensamente maior que utilizando resistências em boilers. Outra questão que eu coloco é que se utilizarmos um sistema de aquecedor solar em que a água aquecida fique instalada ao lado do chuveiro ele economizará mais água que o chuveiro elétrico porque não demorará nem o tempo que o chuveiro leva para aquecer seu reservatório interno; além do que a água do banho também pode ser reciclada na horas caso haja escassez a um custo muito inferior que gerar energia elétrica suficiente para um banho em chuveiros.

  • http://www.sociedadedosol.org.br Augustin T. Woelz

    Caro Dr. Antonio Corrêa Carlos Filho:

    Ser-me-ia um prazer poder dialogar um pouco consigo sobre o assunto da comparação de custos de baanho entre chuveiro elétrico e aquecedor solar (nosso caso é o aquecedor solar popular, o ASBC) acoplado ao chuveiro elétrico atuando como apoio de aquecimento.

    Os números que temos aquí são um pouco diferentes do que os apresentados no relatório da USP.

    Saudações Augustin T. Woelz

    • Florido Martins

      Caro Augustin

      Seria bastante interessante para todos nós se você nos apresentasse esses números. Poderíamos dialogar e chegar a uma conclusão.

    • wilson rodrigues

      falei acima, meu aquecedor solar o popular, , mesmo se fosse usado como apoio daria uma economia grande para o pais e meio ambiente…acelera brasil…

  • Roseli

    Mesmo sendo leiga no assunto,concordo muito com a matéria "Chuveiro elétrico é mais econômico que aquecedor". Tenho um aquecedor em casa que me faz sentir uma "má" cidadã na hora do banho.

    Somos em quatro na família e cada um na hora do banho tem que ligar o chuveiro minutos antes de entrar no box e deixar a água escorrendo até esquentar. É um muita água limpa, tratada, indo ralo abaixo.

    Abraços/Roseli

    • claudio

      caros senhores(as) é sem sombra de duvidas que o aquecedor elécrico produz um consumo maior
      levando em conta que a agua que se gasta na produção da eletricidade, mais a agua gasta no banho,
      com certeza o meio ambiente não fica nada satisfeito!!!!!!

      • Fabio

        E o meio ambiente ficará mais satisfeito utilizando-se combustíveis fósseis (GLP e GN) e aumentando a concentração de CO2 na atmosfera?
        Além disso, a utilização de biomassa e eólica na matriz energética vem tornando o impacto ambiental da geração elétrica muito menor.

    • Marcos

      Senhora Roseli, fique tranquila porque em breve chegará ao mercado o aparelho que desenvolvi e patentei (isso mesmo: o único no mundo foi inventado por um brasileiro), cuja função é acabar com o desperdício de água pré-banhho nos sistemas aquecidos a gás. Outro detalhe: O comparativo apresentado na matéria deveria ter considerando os três sistemas (eletricidade, gás e solar) aquecendo o mesmo volume de água. Aí, sim, a matéria seria imparcial.

  • William

    Bem, o alto custo da energia elétrica faz as pessoas tomarem banho mais rápido o chuveiro elétrico. Assim economizam, além de energia, água. Por outro lado, como no chuveiro elétrico a vazão é aproximadamente a metade da vazão do aquecedor a gás, vemos que o conforto não é o mesmo…

    Podemos concluir o seguinte: Numa localidade com fartura de água e pouca disponibilidade de energia elétrica, parece que o aquecedor a gás é mais interessante. Já numa região com pouca água e boa disponibilidade de energia, o chuveiro elétrico parece ser a melhor opção.

  • Daniel

    Estou fechando negócio para comprar um aquecedor. Então resolvi consultar como se dá o consumo. Mas minha dúvida ainda permanece: qual sistema é mais eficaz na emissão de carbono: elétrico ou a gas?

    • Bruno Estrela

      mais eficiente e viável neste momento é a energia fotovoltaica, que poderá ser utilizada em toda a residencia.

  • jefferson

    bom eu sou representante e técnico de uma marca de aquecedores a gás e esse gasto de agua excessivo acontece por má informação de vendedores e representantes e técnicos, hoje em um aquecedor podemos usar uma ducha com vazão de oito litros min. que será suficiente para um banho cômodo, ao contrario representantes indicam duchas de ate 25 litros min. uma coisa não necessária então acho que não e o aquecedor que gasta muita agua e sim pessoas que deveriam passar informações corretas sobre o aparelho deixa muito a desejar, mas uma coisa quanto a agua fria que fica no cano também tem solução e isso e outra falha de representante que pode oferecer um aparelho adicional que vai deixar o aparelho um pouco mas caro mas vai conservar a agua sempre quente na tubulação assim evitando gasto de agua. Assim concluindo o aquecedor a gás e uma boa para o mundo que vivemos hoje só basta você antes de comprar buscar pessoas preparadas para deixar o aparelho com um bom funcionamento e o mais importante aconselhar o cliente a usar uma ducha econômica. Assim economizando agua e evitando apagões.

    • Joao

      caro Jeferson…gostei dos seus comentários, pois literalmente “jogamos agua limpa pelo ralo” quando tomamos banho em casa com o sistema a gaz da Rhem….gostaria de saber que aparelho é este que mantém a agua que fica no encanamento quente p/ não ter que ser descartada até que a agua quente chegue no chuveiro….se puder me passar estas dicas, agradeço…obrigado…João – Santo André – SP

      • Marcelo

        João, acredito que o jefferson se refere à um sistema de recirculação de água quente, com uma bomba e um termostato instalados na linha de retorno de água quente, só funciona com sistema de aquecimento com boiler, e aumenta bastante a conta de gás no final do mês, pois a bombinha de recirculação ligará sempre que a temperatura da água no tubo baixar X°C, supondo que você saia de casa para trabalhar de manhã e retorna só à noite, o seu sistema de aquecimento de água ficou trabalhando o dia inteiro mesmo não tendo consumo, só para a hora que você abrir o chuveiro a água sair quentinha na hora…. mas vai ver sua conta de gás no final do mês.

    • paula

      Oi Jefferson, estou com grande problema. Comprei um apto. que já tinha um aquecedor de passagem. Minha conta está vindo muito cara. Agora no inverno vem em torno de R$ 180,00. Somos em 3 pessoas e já liguei na Congas, que diz que não tem nenhum vazamento. Já chamei a empresa para fazer manutenção, eles tbem acham que pago muito, mas ninguém consegue me ajudar a resolver a questão. Vc acha que pode ser a marca que uso? Você poderia me ajudar? Segue meu email: paula.conde@ymail.com. obrigada.

    • Carlos Augusto

      Jeferson qual seria esse aparelho que mantém a água quente na tubulação

  • Alex Lima

    "A pesquisa teve apoio do Grupo de Chuveiros Elétricos da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee)"

    Uma pesquisa com o "apoio" de uma entidade que representa os interesses dos fabricantes de chuveiros elétricos não pode ser levada em consideração, a boa pesquisa é aquela feita de forma imparcial.

    Faça vc uma pesquisa diferente, envie email pras grandes redes hoteleiras e pergunte pq eles usam aquecedor solar ao invés do elétrico em seus hotéis.

    depois que eu troquei o chuveiro elétrico pelo de gás "GN" minha conta de luz despencou, pesava muito nos gastos mensais e hj em dia vem na média de 115,00 e a de gás 25,00 (incluindo banho e fogão) eu estou muitíssimo satisfeito com meu chuveiro a gás e a água fria que vem antes da quente eu já vo usando pra esfregar os pés canelas e braços, pronto sem desperdício.

    • Malvim

      Para mim esta foi a melhor resposta.

    • orcil.lacerda

      Ahh, meu velho, tu tá de brincadeira né? Vem esfregar os Pés, canelas e braços com água fria aqui em Passo Fundo/RS. Congela em minutos meu amigo! Hehehehe …

  • Carlos Cruz

    Legal, gostei de tudo o que li por aqui.

    Poderia alguém especializado no assunto me afirmar e me mostrar afinal o que devo fazer. Chuveiro a gas ou eletrico???? O que vcs fizeram foi:

    Aí consumidor vc faz o que vc quizer, a economia o meio ambiente vc que sabe. Dados concretos por favor para que possamos realmente economizar no nosso bolso e sem ofender a natureza.

    Aguardo vossas respostas

    Um simples consumidor que gostaria de economizar em todos os sentidos, Dinheiro e Meio ambiente

    Carlos

  • Sergio

    Parabéns a todos os comentários. Pela primeira vez me deparei com argumentos de alto nivel e sem ofensa a ninquem e principalmente de alto teor informativo.

  • marco antonio

    Exelente a apresentação deste tema importantissimo em varios aspectos alem da economia etc
    E EU, gostaria de ler alguma coisa sobre a energia a partir do BIO DIGESTOR .
    Dizem que a China utiliza de com força esta opção natural, cuja vantagem tambem, é o adubo que pode ser aplicado na atual força de Produtos organicos . E aqui no Brasil o material para este fim é totalmente jogado nos lixoes .
    mestrybadahra@bol.com.br

    • Renata Barreto

      Caro Marco Antonio
      Vc foi muito feliz com a lembrança do Biodigestor. Ele é bastante empregado na China e India e pode ser um excelente recurso para diminuição do gasto energético, sem contar que não há desperdício de água e os resíduos gerados ainda podem ser comercializados como adubo orgânico. Estudos mostram que a utilização de biodigestor em uma escola pública, por exemplo, pode diminuir o consumo de gás e energia em até 40%. Parte do biogás pode ser utilizado na cozinha para fazer as refeições e outra parte serve para aquecimento de água das torneiras e chuveiros. E tem mais, o biogás gerado possui cerca de 60% de metano, gás cerca de 20 vezes mais prejudicial que o CO2 ao efeito estufa natural. Sem dúvida, estamos esquecendo que nossos resíduos podem ser potenciais geradores de energia e, assim, contribuírem para a redução do consumo de água e redução dos gases do efeito estufa. Podemos prolongar nossas discussões por email

  • https://www.facebook.com/profile.php?id=100000439836552 Antonio Corrêa Carlos Filho

    O que eu já disse em meu manual de construção de aquecedor solar artesnal postado na sociedade do sol, repito aqui. A energia que é possível economizar no aquecedor solar é bem grande, desde que se tenha um bom projeto de instalação. A principal questão é o percurso que a água tem que percorrer até chegar a fonte de consumo, no caso, chuveiros, pias e piscinas. Não adianta montar um projeto com as melhores marcas de produtos, se isso não for levado em consideração: Primeiro eu proponho que a água quente tem que estar disponível no local de consumo, se não a perda de água realmente será um custo bastante discutível e realmente passível de se tornar pior que usar um chuveiro elétrico convencional e o outro é que utilizar um chuveiro convencional como alternativa ao aquecimento dentro do boiler em períodos sem aquecimento é muito mais econômico justamente pela questão anterior.
    Escrevi um outro projeto em que, se mantem todos os reservatórios de água aquecida pelo sol ao lado do ponto de consumo o que faz com que não haja tanta perda de percurso de água fria antes de iniciar o consumo porque a água quente já fica ao lado da torneira do registro. Então o único trajeto seria mesmo o cano do chuveiro ou do boiler até a torneira que tem que estar o mais próximo possível. Com isso evita se tanto perda de água como do próprio calor armazenado. Tecnicamente este calor do percurso é perdido apenas antes, durante o aquecimento enquanto há excesso de calor e não quando não há mais captura solar. Tem duas possibilidades de aplicação: Uma utilizando uma bomba solar fotovoltaica sem bateria ao lado das placas coletoras que ao mesmo tempo em que aquece, aciona a bomba e movimenta a água aquecida para os reservatórios inferiores ao telhado, o que se torna um sistema passivo mas com pequeno desgaste. Outro, é uma configuração em que o consumo normal de água da caixa comum force a circulação da água aquecida para os reservatórios inferiores ao telhado. Esta última configuração embora seja de um custo e de manutenção muito inferior pode não ser interessante para residências onde as pessoas fiquem fora de casa o dia todo e o consumo de água normal também seja em horários noturnos, porque nestes casos não força a circulação da água, justamente nos momentos em que ela estiver mais quente. Se bem que para tudo se tem um jeito, poderia utilizar água em temperaturas normais a noite mas regular o enchimento lentamente da caixa geral para períodos diurnos, fechando o registro a noite manualmente ou de forma automática com uso de um timer.

  • João Alves

    E insultar a inteligência das pessoas pretender que chuveiro eletrico gasta menos que o aquecedor solar.

  • Gilberto Teixeira

    Parece que o custo do equipamento foi levado em conta na hora de compor o preço de cada banho, o que se for confirmado mostra que o estudo pode ter sido tendencioso.

    No sistema híbrido solar-elétrico a água chega pré-aquecida ao chuveiro, em temperatura alta o suficiente para em algumas regiões do país não ser nem necessário o acionamento do chuveiro elétrico. Mas mesmo que esse fosse acionado, poderia ser usado em regulagens mais econômicas ("verão"), economizando energia.

  • José A. de Souza Jr.

    Quanto custa realmente um banho de chuveiro elétrico? O que se pode inferir das informações relatadas pelo estudo acima (mas sem grande certeza, pois a matéria não esclarece bem), o grande diferencial de custo do chuveiro elétrico refere-se à sua baixa vazão e baixa pressão; portanto, economiza-se água. Se a água aquecida por energia solar ou gás for igualmente aduzida para equipamentos de idênticas baixa vazão e baixa pressão, então este diferencial de custo a favor do chuveiro elétrico desaparece. E o custo energético? Para o consumidor realmente é baixo, mas para a sociedade é bastante elevado, haja vista que se tem uqe investir em produção e infraestrutura de eletricidade para aproveitá-la apenas nos horários de pico (cerca de 18% do consumo residencial de eletricidade entre 18 e 22 horas). Então temos que investir em termelétricas de funcionamento descontínuo e custo elevado de energia para alimentar uma grande parcela deste consumo provocado pelo "inocente" chuveiro elétrico! Que raio de cálculo econômico é este? O aquecedor solar pode ser relativamente mais caro, mas ao longo do tempo (cerca de seis anos dadas as tarifas elétricas vigentes) ele se paga. O resto do seu tempo de vida útil (~20 anos), fornece água quente praticamente de graça. E se for usado numa cabeça de chuveiro igual à do elétrico, gastará tão pouca água também. O tal estudo não deixa muito claro o que está a fazer. Parece não diferenciar coisas distintas na composição de custos, como os métodos de aquecimento de água e os modos de vazão adotados.

  • Cláudia B-Krause

    Bom dia. Mesmo considerando o merecido alto apreço à USP na área de pesquisa, é perigosa a generalização e publicação de um estudo, com contexto definido e valores diferenciados de consumo de água e tempo de banho misturados na equação e resultado final, o que mascara o resultado e dá errônea publicidade.

    Certamente a reportagem, pelo caráter reduzido, deve ter simplificado questões que constam do relatório e não referenciado outras que desdiziriam a universalização desta afirmação.

    Se os fatores acima citados e os dos demais co-comentaristas acima não bastassem, aqui vai mais um, igualmente importante no cerceamento do uso chuveiro elétrico a regiões de carência ambiental de alternativa energética: o momento de uso do banho e sua relação com o momento de maior demanda de energia elétrica, por exemplo, o que acaba por aumentar a capacidade requerida de produção de energia elétrica a ser produzida.

    Seria interessante ter acesso ao trabalho na sua íntegra.

    • Malvim

      Gostei do seu comentário, e concordo plenamente

  • http://concordocoAugustin,issomesmo wilson rodrigues

    concordo plenemante c o Augustin, tenho a pouco tempo o solar e fiz o teste

  • peagá

    acho que nao!

    aqui em casa utilizamos aquecedor de passagem a gas. e consumimos , no inverno, 1 cilindro de gas de 45 kg em 3 meses!
    faz as contas!

    aquecedor solar nao tem custo quando a aqgua é aquecida pelo sol..

    acho que isso soh vale para quem mora em SP.

  • Malvim

    Acabei de comprar meu sonhado aquecedor solar, e mesmo ignorante tecnicamente, discordo da pesquisa, tenho certeza que vou economizar e contribuir com o meio ambiente, pois o meu relaxante banho é sagrado.

  • Clayton Menezes

    Substitui o chuveiro elétrico por aquecedor a gas natural, e tive uma redução de 45kwh na conta de luz, porem a conta de água dobrou! isso por que a vazão do novo chuveiro é maior do que a do antigo mesmo na posição de mínimo consumo.

    • Dominique

      Eu deixei o chuveiro eletrico no lugar, so desliguei a chave. Montei um aquecedor a gaz Komeco 550S em cima da lage e tampei com fita teflon 5 dos 8 giglés dele para reduzir o consumo de gaz e assim a temperatura da agua que estava muito quente por causa da pouca vazao du chuveiro eletrico desligado. Resultado: o mesmo banho por menos da metade do preço do chuveiro eletrico ligado. A perda de agua antes a chegada da agua quente é pouca.

  • Joaquim

    Na realidade o que falta mesmo é mais informação sobre como funcionam estes equipamentos, na hora da compra é essencial a opinião de um vendedor técnico . Todos estes problemas como a demora de chegar agua quente no ponto de consumo se resolve com a tal de recirculação de prumada ou do barrilete da agua quente, quanto ao consumo exagerado de energia eletrica pode ser resolvida com o uso de um timer que ligara a resistencia eletrica no aquecedor solar apenas em horarios apos os periodos com bastante insolação, e só se houver necessidade
    Mas o mais importante mesmo é o seguinte a compra de um bom aquecedor, pois existem muitas tranqueiras por ai, e a contratação de um bom profissional para a instalação do mesmo. Por falar nisso a profissão de técnico em aquecedores solar não existe no Brasil não é regulamentado , as pessoas que trabalham nisso geralmente se formam aprendendo na pratica com o auxilio de outras que ja instalam os aquecedores. ,
    Portanto o Ministerio do Trabalho deveria procurar regulamentar a profissão, gerar cursos profissionalizantes , e métodos de eficiencia energetica . Assim as instalações teriam que obedecer padrões estabelecidos, o que avaliaria a capacidadde profissional dos serviços e equipamentos. Em Portugal foi adotado esta regulamentação, e quem ganhou foram os profissionais do ramo que são reconhecidos pelo governo bem como o usuario que tem parametros para julgar o seu equipamento.
    Lá eles tem redução na conta de energia eletrica quanto se obtem um aquecedor solar, porem a concessionaria de energia envia um tecnico ao local para averiguar todo o sistema e um documento assinado por um instalador credenciado, isso muda tudo, então quando alguem falar sobre economia , lembre -se, faça bem feito e terá otimos resultados, Quanto ao chuveiro eletrico procurem se informar sobre a quantidade de pessoas que morrem tomando banho por descargas elétricas, será que vale a pena mesmo.

  • https://www.facebook.com/profile.php?id=1081477598 Andréa Guimarães Castrinho

    Temos que divulgar, muitas pessoas, inclusive eu, não sabem disso.

  • Fábio

    Alguns cometários insinuam que esse estudo estaria enviesado, mas não dá para discutir em profundidade a validade dos resultados do estudo baseando-se somente numa matéria resumida. Seguem algumas matérias que estão mais completas:
    http://www.banhoeconomico.com.br/down/ci160310.pdf http://www.banhoeconomico.com.br/down/ci160409.pdf http://www.abinee.org.br/informac/revista/51g.pdf http://www.banhoeconomico.com.br/banho2.htm

  • Joel

    Este estudo é uma piada
    Alem de não conhecerem cálculo percentual, não foi respondida uma pequena questão: Quantos litros de agua são necessários para gerar a energia do chuveiro elétrico.

  • MIKE

    é de se pensar, pois é fato 99,9% das instalaçoes no caso dos aparelhos a gas, sao fora da residencia, por questoes claras de segurança, bom, este fato gera automaticamente o fato de se esperar alguns instantes ate agua quente ser utilizada. dai é fato ja se perdeu muiiiiita agua.
    a mesma situaçao na cozinha , esperar a agua chegar , e entao usar, e se comentarmos aqui o fato de utilizar torneira eletrica na cozinha? é agua quente instantaneamente, e no banheiro chuveiro eletrico, na hora.
    acredito que se deveria fazer estudos SIM, mas sem interesses de fabricantes, e sim pelo fato de ser realmente ou qual é o melhor CUSTO BENEFICIO.

    • Dominique

      Um amigo tem um aquecedor solar no telhado, e na hora do banho usa o chuveiro eletrico ate a agua do aquecedor solar chegar (1 mn). depois coloca o chuveiro na posiçao "frio".

  • Lucas

    Eu quaaaase acreditei nessa pesquisa, mas a frase final foi crucial para descredibilizar a reportagem: “A pesquisa teve apoio do Grupo de Chuveiros Elétricos da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee).”

  • http://www.casacuritiba.com.br Arthur

    Este estudo só pode ter sido feito por pessoas que só tomam banho em um dos tipos de chuveiro. Eu, por exemplo, uso os 2 quase diariamente (casa e academia) e levo 5 minutos para tomar banho em um chuveiro a gás e 18 minutos num chuveiro eletrico. Imaginem um banho de mulher que tem cabelo comprido e tem q enxaguar o condicionador. O problemas destes estudos é que nunca são feitos utilizando-se as variaveis realmente relevantes.

  • rogeriomaestri

    Há mais de dois anos já li esta "pesquisa" e a sistemática empregada na mesma é uma verdadeira piada.
    .
    .
    Primeiro: os banhos de chuveiro elétrico e de aquecedor a gás não tinham a mesma vazão, por exemplo segundo o relatório da pesquisa os banhos de chuveiro elétrico eram de 4,2 L/min enquanto os de aquecedores a gás eram o dobro (8,7 l/min), ou seja, se a vazão do aquecedor a gás fosse colocada no mesmo nível do a gás o custo deste tipo de banho seria menor do que com o chuveiro elétrico.
    .
    .
    Segundo: Em nenhum momento foi controlada a temperatura de saída da água, e isto vai de encontro a terceira observação.
    .
    .
    Terceiro: O tempo de duração dos banhos não era controlado, logo, sendo o banho de chuveiro elétrico pior em termos de conforto ele durava praticamente a metade do tempo.
    .
    .
    Quarta: Em nenhum momento foi quantificado nos custos do chuveiro elétrico a troca da resistência do mesmo, como conheço chuveiros elétricos sei que um do tipo econômico, que foi utilizado na "pesquisa" deve ter queimado no mínimo umas quatro vezes (o uso era altamente intensivo).
    .
    .
    Quinta: Os chuveiros utilizados eram do tipo popular, ou seja, sem resistência blindada, este tipo de chuveiros são extremamente perigosos e provocam choques violentos mesmo estando bem instalados.
    .
    .
    A única conclusão que se tira deste trabalho é que um banho com chuveiro elétrico é bem mais desagradável do que um chuveiro a gás, a conclusão é evidente pois os banhos neste tipo de equipamento duravam a metade do tempo. Talvez por dois motivos, a vazão insuficiente e a temperatura baixa.
    Eu fico impressionado como membros da academia podem se prestar a este tipo de propaganda enganosa fazendo falsas pesquisas em que os parâmetros não são independentes.
    .
    .
    Isto quer dizer, banho mais frio e desagradável, dura menos tempo, consome menos água e fica mais barato.

  • Valdir do Carmo

    Concordo com quem defende o chuveiro pois no momento é a solução de menor relação custo benefício,porém para o futuro com as demandas aumentando necessitaremos de souções outras que impactem menos a curva de carga.O próprio chuveiro poderá passar por mudanças que o tornem mais eficiente.Valdir do Carmo.

  • Ivan

    Parei de lei quando 8,7/4,2 = 2,07142857143, foi considerado 207% so pra esclarece. A conta correta é 1 – (8,7/4,2) = 1,07142857143 que ai sim é 107 %. Se voce ainda ta em duvida, faz o seguinte 3/2 = 1,5 , isso signifaica que é 150% maior ?? (não). para medir a eficiencia do metodo de aquecimente deveria ter- as vazões iguais. Essa pesquisa apenas mostra os habitos de se tomar banho com as tecnologias aprensentadas, e nunca poderia afirmar, com estes dados e metodologia, que o banho com o chuveiro é mais economico.

  • sergio

    Sai de um apartamento de 90 metros quadrados, o chuveiro da suite usava diariamente por 4 pessoas, o caminho da água pela tubulação desde o aquecedor era no máximo nove metros, eu achava um absurdo o volume de água desperdiçado até a chegada da dita água quente, sem falar na hora de usar a torneira, normalmente estamos apressados temos tirar um tempo, abrir a mesma e fazer outra coisas até chegar novamente a água., haja paciência…
    Estou construindo uma casa e já estou deixando a parte elétrica preparada para colocação de aquecedores elétricos em torneiras e chuveiros, só me quebro se o governo aumentar demais a energia, no mais…

  • marcos a attie

    O pior ninguém fala e o esgoto , em São paulo e cobrado aguá e esgoto na mesma proporção ,se você gasta 25,00 de agua vai pagar 50,00 , o esgoto nao e tratado ,as enchentes continuam e aguá da grande são paulo e ruim , o governo federal abaixa a energia elétrica , e como fica a energia estadual do gaz ? porque a aguá não abaixa ou se cobra menos no esgoto

  • Ricardo

    A noticia apresentada é muito superficial, como foi obtido o custo de cada banho??
    E a energia economizada pelo aquecimento solar? E a água consumida nas termoelétricas que operam atualmente significativamente no horário de pico? Elas consomem muita água no condensador, aproximadamente 70% evapora, da uma pesquisada.
    Existe um fator de emissão médio de geração de energia elétrica do Brasil que em 2013 foi de 0,59tCO²/MWh, multiplica esse dado com o consumo anual de energia elétrica e verá quanto você deixou de poluir usando o solar.

    Existe vários pontos que o aquecimento de água com energia solar se sobressai diante o chuveiro elétrico. Dizer que o chuveiro elétrico é melhor que aquecimento solar é regredir, esse Escola Politécnica da USP esta VIAJANDO!

    • Michel Malva

      com certeza, fora que o aquecedor a gás é muito mais econômico na conta de luz, sei que hoje vivemos uma crise de água, mas a conta de água mesmo assim é muitas vezes mais barata que a conta elétrica, então basear o calculo tudo no consumo de água é uma loucura descabida, fora que já tomamos um aumento de mais de 40% na energia e ainda vem mais aumento e esse site louco incentivando a usar energia elétrica… fora que para gerar a nossa energia elétrica e usado ÁGUA ! então evitar o consumo de energia economiza água de nossas represas !

  • JOEL FERNANDES

    Perfeito, Ricardo! Esta matéria é muito confusa e manipula os dados aeticamente e de modo a dar a entender que o chuveiro elétrico (o maior vilão do consumo energético doméstico) é mais econômico que o aquecedor solar, que não gasta absolutamente nada de energia elétrica. O estudo da USP leva em consideração apenas o consumo de água. Quando se usa o aquecedor solar, a vazão é controlada pelo misturador, com muito mais precisão do que a torneira do chuveiro. Quanto ao custo em energia elétrica, o chuveiro elétrico chega a representar 50% do gasto em uma residência. O custo com energia com o aquecedor solar é simplesmente ZERO!

  • wilson

    Me tirem uma duvida, nos dias nublados compensa liga o aquecedor eletrico para esquentar a agua ou usar o chuveiro? Pois tenho um boiler de 400 litros? E seria 3 adulto para tomar banho.

    • http://www.twitter.com.br/douradofilho Beto D.

      Tenho a mesma dúvida. To até pesquisando isso agora na net. Se souber de algo avise. Abraço!

      • Steve wyse

        Vocês estão falando de aquecedor solar com boiler? Se for isso, tomem
        Cuidado com o apoio elétrico Pq ele é muiuuiiiitttto potente e consome muita energia. Sugiro instalar um apoio a Gas de passagem. Pode usar o menor aquecedor que existir, pois ele só vai acionar quando a temperatura estiver abaixo do programado. Deixo entre 38 e 40 graus.

      • cunha

        vcs tem que analisar que existe varios tipos de instalaçao de boiler pr aquecer agua,sendo a mais correta é sifao que nao usa eletrecidade pr ligar uma bomba pr circulaçao das placas solares sendo que funciona por gravidade onde a agua volta pr o boiler sozinha sendo que a agua quente é mais leve que a fria.nao precisa ligar resistencia,usando o chuveiro eletrico rapido para economisar energia.Pena que muitos de nossos arquitetos ou engenheiros nao fazem os telhados e torres de caixa dgua pr receberem corretamente o sistema.

  • Marcio

    Só não consegui saber a data da publicação desta matéria. O fato é que já existem chuveiros híbridos que são microcontrolados de modo que é possível aliar o a vazão de água e temperatura otimizando consumos.

  • http://batman-news.com Fernando

    pessoal, tenho a mesma duvida do Wilson mas me disseram que existe um controlador de temperatura para o boiler ou seja nos dias nublados aciona eletricamente para aquecer a agua ate o maximo isso e o que acontece normalmente com esse controlador de temp.regulamos uma temp. adequada um exemplo 40 graus quando chega nessa temp. e desligado ou seja nao excede ate o limite maximo gastando menos energia.

  • Osmar

    O chuveiro elétrico representa alto risco de acidentes. A simples presença de tomadas em ambientes com água representa sério risco de morte. O chuveiro elétrico proporciona um banho menos agradável, no inverno só funciona com muito pouca água, etc. Não é só o custo que conta. Um aquecedor de passagem à gás tem instalação muito mais simples que outros sistemas de aquecimento e proporciona um banho muito melhor, além de permitir o uso de água quente nos lavatórios e pias. Não creio que o custo do banho seja mais alto que o do chuveiro elétrico. Ele só é acionado quando se abre uma torneira e não tem reservatório de acumulação onde se perde o calor.

  • Fabio Biazus

    Montei um sistema solar para economizar energia e para minha surpresa em vez de baixar o consumo eu tive um aumento de 50% na minha conta de luz. Ou meu sistema está mal instalado ou essa merda de solar só serve para enganar. Fiz o teste com o aquecimento do boiler ligado o mês todo embora a temperatura desse mês estava bem alta o que não justificaria esse aumento tão grana na conta. Somos em duas pessoas na casa e toda iluminação da minha casa é com lampadas de led. O ar condicionado não foi utilizado nenhuma vez no mês.

    • Steve wyse

      Fábio, o sistema solar funciona, mas o aquecedor elétrico de apoio consome muuuuiiitttaaa energia. Tem que regular bem para ele não ficar ligado por muito tempo. Na minha casa eu deixava ele desligado. O apoio que fiz foi a Gas. Uma opção que você tem é deixar ele ligar somente quando a temperatura ficar abaixo de 37o e desligar com 40o. É só ligar próximo dos horários de banho. Utilize um tinder para isso.

  • Fabio Biazus

    Só para avisar, duas pessoas na casa gastei 349,00 reais de luz.

  • Sinval Costa

    sinval
    .Bom dia. Ja existe no mercado um chuveiro eletrico com resistencia de 3600 watts. Parece mentira, mas eu adquiri um e minha conta de energia reduziu 40% na minha conta de energia, vejam no email chuvecom1@gmail.com.