• JOSE VENDRUSCOLO

    Reportagem interessante pois normalmente quando se fala no assunto as pessoas colocam na frente coisas sem importancia como por exemplo que vai faltar energias quando sabemos que a noite jogamos fora as energias geradaas em excesso pela madrugada outra coisa os veiculos na cidade nao andam a mais de 20 km por hora e 80% das pessoas nao fazem mais de 100 km por dia.
    tudo isso é conversa de quem nao quer pensar issome lembra a 15 anos atraz quando eu defendia o alcool os comentarios eram semprfe os mesmos que nao pegava de manha e os mecanicos com medo de ficar sem serviço porque o motor a alcool nao da problema.
    OS CHINESES NAO PENSAM ASSIM E VAO COLOCAR MILHARES DE CARROS AQUI DENTRO E NOSSA INDUSTRA AUTOMOBILISTICA VAI SE DAR MALMl

  • Antonio Correa

    Penso que o que pode emperrar o uso dos veículos elétricos é a possibilidade do cliente não ser mais escravo do sistema (financeiro e político) na questão do abastecimento, produzindo sua própria energia através de moinhos eólicos, placas solares, entre outros. Os bilionários nunca estiveram preocupados com o meio ambiente e sim somente com suas ganancias; caso contrário os veículos elétricos já estariam no mercado a muitos anos e com tecnologias avançadíssimas.

    • Silvania Goularte

      Concordo. Há muito tempo que estes carros estariam andando pelas ruas, se não fossem os poderosos das indústrias petrolíferas. Imagine então se cada um começasse a produzir energia em sua própria casa? Aí nem a energia poderia ser cobrada também…. Assim, o consumidor sempre sai em desvantagem.

  • Ricardo Alfenas

    Parabéns Sr. Pietro Erber! Desmistificar é necessário quando o assunto é de interesse público e envolve interesses e políticas diversos.

  • Rodrigo De Filippo

    Meu caro Antonio Carlos, foi graças a esses bilionários que temos a tecnologia de hoje, principalmente a das baterias elétricas que movimentam os carros. Pesquisa custa MUITO dinheiro e leva décadas para chegar ao público. No Brasil, o carro elétrico não sairá das ideias se não houver subsidios do governo. Ruim? Não seria, se tivéssemos uma montadora exclusivamente nossa. De que adianta financiar montadoras cujos lucros irão para o exterior, e que faturam bilhões de dólares anualmente? Investimos pelo bem do planeta? Piada! E nossas demandas mais urgentes? Saneamento é uma delas. Imagine quanto metano o rio Pinheiros emite em São Paulo, por causa da poluição orgânica. Basta ver no final da tarde as bolhas explodindo no espelho d'água… E sentir o mal cheiro também.
    Os bilionários ficaram ricos porque souberam investir no interesse do que a população quis consumir. Se agora o interesse da população é carro elétrico, os investimentos estão chegando. Se agora o interesse é energia eólica, eles estão investindo também. Se não houver o lucro, nada gira, nem o moinho de vento. Portanto os bilionários têm sua primeira preocupação de fazer dinheiro, mas é satisfazendo o desejo de consumo de toda a população. TV 3D, celular 3G, ipad, Book Air, ar condicionado. você consegue viver sem isso? Duvido. Quem lhe proporcionou isso foram os bilionários que tanto critica. Se a população tivesse manifestado o interesse verdadeiro no carro elétrico há trinta anos atrás, talvez ele fosse uma realidade hoje. Mas não acredito que naquela época tivessem conseguido êxito, porque simplesmente os sistemas computacionais que permitem cálculos e revisões em prazo curtíssimo ainda não existiam. Tudo era desenhado na prancheta. Os recursos financeiros necessários seriam astronômicos. Por isso sua observação está totalmente errada.

    • Torpedo

      Camarada, realmente não penso que você acredite no que escreveu! Afirmar que toda a tecnologia não existiria sem isso ai que vocês estão chamando de bilionários chega até a ofender! Essa pequena parcela da população, detentora do capital e dos meio físicos de produção material, só se preocupam mesmo é com a mais valia. Para eles pouco importa se esse valor virá de armas, materiais de construção, remédio ou veneno. Se hoje são bilionários, toda imensidão de riqueza que eles possuem nada mais é que o trabalho humano não pago por eles por gerações, ou você vai me dizer que eles acumularam tudo isso graças ao próprio suor? Não sei o que você está chamando de moinho de vento, mas estou imaginando algumas pás ligadas à um rotor, e aposto com todos que se houver vento e não houver lucro elas irão girar. De todas as tecnologias que você citou eu afirmo que consigo viver sem todas elas, e afirmar que quem proporcionou isso foram os bilionários isso sim é uma piada. Aliás, estou respondendo mas tenho plena convicção que você esta brincando, uma espécie de provocação. Leia Marx que você vai entender o modo de produção capitalista, talvez entenda que não precisamos de menhuma destas tecnologias citadas, apenas eles é que precisam da mais valia proporcionada por estas mercadorias. Falta muita teoria para você. Talvez você pudesse começar assitindo ao documentário "Quem matou o veículo elétrico", já vai abrir um pouco a sua mente sobre os detentores do poder.

  • Vostok123

    A industria e o governo barram de todas as maneiras o lançamento de carros eletricos, não dão nenhum apoio, so falam nesta bosta de Petrobras, tomara que exploda este lixo de Petrolixo, temos tecnologia para carros eletricos e porque perdemos tempo com bostas a combustivel ainda ? O governa emperra a evolução desta industria pois é comprado pela Fiat, Chevrolet, Ford e outros lixos que fingem que estão fazendo pesquisas sobre esta tecnologia e no maximo lançam estas porcarias hibridas, mas que continuam dependentes do petroleo.

    • francisco gurgel

      Bem dito amigo, e veja só o que a fábrica chines BYD(construa seu sonho) fez aqui no nosso quintal: vai construir uma fábrica de veículos elétricos na argentina. Veja que todo o material necessário para a industrialização dos veículos nós temos debaixo de nossos pés, falo de TERRAS RARAS, para confecção das baterias e motores especiais necessários para o projeto EV(VEÍCULO ELÉTRICO) , o fato dos investidores da petrobras é uma perda financeira muito significativa, eles se lascrão , a fábrica BYD ja vende veículos no outro lado de nosso continente CHILE poe exemplo, para se fazer um carro elétrico hoje cosnulte no google o que fez ELIFAS GURGEL, ele fez até a legislação para todo BRASILEIRO FAZER SEU PRÓPIO VEICULO ELETRICO.

  • Alexa

    Trecho de uma Reportagem da Greencarreports:
    Mesmo que um Nissan Leaf 2012 fosse carregado exclusivamente de eletricidade produzida por centrais elétricas movidas a carvão, ainda assim o Leaf produziria 15% a menos de dióxido de carbono se comparado ao Nissan Versa 2012 a gasolina.
    *Com a vantagem de afastar a poluição dos grandes centros, que é responsavel por milhares de mortes por ano.(Seis(6) Vezes mais que o transito)….

  • Andreas Wagner

    Muito lúcidas as suas colocações! Nossa contribuição é esta: http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&am… Abraços!

  • Regis Martins

    Sr. Pietro Erber e amigos. Gostaria de um comentario sobre o custo do carro elétrico, tenho dúvidas. O preço alto do veículo elétrico é somente pela bateria? O carro elétrico não tem escapamento, não tem tanque de gasolina, não tem sistema de refrigeração, não tem embreagem, não tem caixa de cambio, não tem todo o sistema de injeção (valas, cabos de vela, etc ), o motor é bem menos complexo, porque então o preço elevado? Pelos preços no mercado dos carros elétricos em relação aos a combustão as baterias devem custar uns R$ 80000,00, é isso?